Conselho Federal de Psicologia não aceita que psicólogos tratem de dependentes químicos e de pessoas que desejam deixar a homossexualidade

28/01/2013 18:19

Benedito Dias

O Movimento Gay e o Conselho Federal de Psicologia mapearam as comunidades terapêuticas que tratam de dependentes químicos e de pessoas que desejam deixar o estilo de vida gay.  Alegando que essas comunidades estão "infringindo” a Declaração de Direitos Humanos, o GLBT e o CFP as denunciaram ao Ministério Público, foi o que anunciou o representante das instituições gaysistas, numa audiência pública na Câmara dos Deputados.

Para frear o trabalho dos psicólogos que dão consultas a usuários de drogas e a homossexuais que livremente os procuram, o Conselho Federal de Psicologia criou a Resolução 01/99, que contraria a Organização Mundial de Saúde (OMS), no que se refere a classificação de dependentes químicos como pessoas doentes (décima edição-CID 10).

 

A psicóloga Rozangela Justino é vítima dessa Resolução. Ao atender, em seu consultório, homossexuais que voluntariamente desejavam deixar a atração pelo mesmo sexo, sofreu punição do CFP, a despeito da garantia constitucional de livre a manifestação do pensamento.

 

A Resolução 01/99 é resultado de pressão do Movimento Gay sobre o Conselho Federal de Psicologia.